Assunto de muitas discussões técnicas que envolvem normas de acessibilidade, e detalhamento extenso, os gradis metálicos desempenham uma dupla função nos projetos de arquitetura, sendo tanto um elemento de apoio e segurança em uma construção, quanto um elemento de identidade do projeto. Neste artigo exploraremos as diferentes formas desses metais serem vistos e inseridos no projeto.
O aço é um dos materiais mais utilizados na construção civil e assim como as pedras e as madeiras, pode estar presente em diferentes formatos dentro de uma obra, das estruturas aos acabamentos. Como vergalhões, o aço compõe o concreto armado, mas como perfil metálico, ele pode ser desde a estrutura principal, até pequenos elementos autoportantes que servem como acabamento. Este é o caso dos guarda-corpos, corrimãos e grades.
Essas peças metálicas podem ser compostas por uma combinação de barras, perfis, malhas ou placas, muitas vezes acabam protagonizando o projeto de arquitetura a partir de sua função, cor ou ainda, geometria. Nos projetos abaixo selecionamos algumas formas que esses metais podem aparecer na arquitetura.
É importante ressaltar que há uma diferença entre o corrimão e o guarda-corpo. Enquanto um corrimão é um apoio que garante a estabilidade no uso da escada, o guarda-corpo resguarda os limites de lugares sem parede. Pela norma, muitas vezes o guarda-corpo precisa de um corrimão sobre ele, para garantir a acessibilidade e uso seguro dos espaços, o que significa que o guarda-corpo contará também com mais um apoio em uma altura definida por norma. Ainda assim, esses dois elementos se misturam e se complementam nos projetos, garantindo uma mesma gramática em toda a arquitetura e unidade ao projeto.
Como é o caso da Casas Casa CH / ODDO architects. Nesta casa apresenta-se o guarda corpo e o corrimão com barras esbeltas verticais repetidos horizontalmente e segurados por outro perfil mais grosso horizontal.
Essa linguagem que dialoga linhas mais grossas com outras mais esbeltas é também utilizada no Apartamentos Pinto Bessa / depA architects, porém neste o perfil que arremata a superfície do guarda-corpo é uma barra chata mais grossa. Além disso, esse projeto também apresenta os metais compondo a fachada, em um grande grid na fachada.
Outro projeto que também dialoga com esse desenho na fachada é o Hotel Siro / MOUNT FUJI ARCHITECTS STUDIO que transforma sua fachada a partir da inserção dos guarda-corpos e corrimãos.
Já no projeto da Escola La Référence de Ganthier / Studio PHH Architects, são misturados ainda mais outros perfis e uma cor forte que dá identidade ao projeto. Além disso, essa escola também mescla a solução dos metais como acabamentos, introduzindo não somente o guarda-corpo como elemento de fachada, mas também placas metálicas perfuradas como elementos de ventilação das janelas e portas.
O projeto do Edifício Meltcrete / Studio Ardete, utiliza de perfis quadrados e retangulares para criar um elemento metálico que serve como guarda corpo e também como linguagem na fachada. A repetição do perfil vertical no eixo horizontal ganha uma outra cara a partir do recorte ondulado.
Já no Complexo Escolar Rosa Parks / Brénac & Gonzalez & Associés a repetição dos elementos de alumínio retangulares no corrimão da escada cria um elemento de destaque na arquitetura. Essa mesma repetição é vista também no guarda corpo da área externa, de maneira mais singela.
Para além do uso de perfis e barras, uma outra forma de introduzir os metais em guarda-corpos e corrimãos é por telas e placas perfuradas. No Edifício Bonpland / Adamo Faiden um grande gradil metálico compõe a fachada, servindo como uma segunda pele e também como peitoril para as aberturas.
Já no Pavilhão Spark / ATMOperation o gradil é o principal elemento de repartição entre os espaços e ganha uma cor forte que contrasta com seu entorno.
Uma cor forte também foi a opção que destacou a placa perfurada metálica do projeto da Escola Da Familia / ARKITITO Arquitetura + Oficina umauma + Luiza Gottschalk, que tem as placas perfuradas acompanhando a escada e um terraço mais alto.
Por fim, em projetos habitacionais há um tanto mais de liberdade para lidar com os metais. No projeto da Casa em Fontainhas / fala, por exemplo, o guarda corpo e o corrimão assumem uma simplicidade que os transforma em um objeto decorativo, uma escultura que dá identidade à casa utilizando apenas perfis lineares livres e moldados.
Uma solução parecida é a da Casa Palermo / Yemail Arquitectura, a qual, ao invés da sutileza do anterior, traz um traço mais grosso que se integra à estrutura metálica da casa.